Magusto comunitário no Tortosendo
Aproveitandouma tarde de sol e o desafio do Projecto Quero Saber, cerca de 70pessoas juntaram-se no Jardim do Bairro do Largo da Feira, doTortosendo à volta de uma fogueira onde estalavam as castanhasoferecidas pela Junta de Freguesia.
Comoé sabido, neste bairro de habitação social coabitam ciganos e nãociganos mas não se proporcionam momentos de convívio comunitárioficando cada comunidade encerrada nos seus grupos de pares. A tardede sábado passado trouxe esta oportunidade que foi bem aproveitadapor todos pois eram bem audíveis os risos que durante a tarde soaramneste espaço ocupado com jogos tradicionais e que deliciaram os maisvelhos e os mais novos, os ciganos e os não ciganos. O jogo damalha, as corridas de sacos e o jogo da tração à corda foramatraindo cada vez mais pessoas e o entusiasmo que geraram fezesquecer diferenças e juntou todos na mesma saudável competição.No final da tarde os rostos enfarruscados acabaram por se tornar numamensagem inconsciente e espontânea de tolerância.
OProjeto Quero Saber, promovido por um consórcio que congrega oAgrupamento de Escolas de Tortosendo, a CooLabora, a CPCJ da Covilhã,a Junta de Freguesia de Tortosendo, o Modatex e o NERCAB temprecisamente como objetivo combater a exclusão social e para issodinamiza as mais diversas iniciativas envolvendo na sua organizaçãoos próprios destinatários. Por isso mesmo, a festa que ocorreu nosábado foi apenas o resultado de um trabalho mais longo que envolveureuniões com jovens do bairro social, a ida à floresta pararecolher a caruma e a mobilização dos habitantes do bairro.
NoTortosendo desde 2010, este projeto envolveu já centenas decrianças, jovens e adultos em atividades que procuram capacitá-lospara uma cidadania ativa e assim contribuir para uma verdadeiraigualdade de oportunidades.