CooLabora coordena a versão portuguesa de Manual Metodológico para apoio a vítimas de violência

Eventos
29 Maio 2015

ESCREVER PARA ALÉM DO SILÊNCIO: A AUTOBIOGRAFIA COMO EMPODERAMENTO E CATARSE
Português, inglês, italiano e grego são os idiomas do Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio”, que parte da experiência de 28 profissionais de 3 países europeus que dinamizaram workshops de escrita com 205 vítimas de violência de género, para pensar a intervenção autobiográfica enquanto estratégia de apoio e empoderamento a ser usada em instituições com acção nesta área.

Foram necessários dois anos e o testemunho mais de duas centenas de mulheres para que do projeto europeu “Escrever para além do silêncio: promover a competência autobiográfica na ajuda a sobreviventes de violência doméstica”, que envolveu Itália, Portugal e Grécia, resultasse o Manual Metodológico que agora se encontra disponível on-line, em versão PDF e eBook. Com o objetivo de perceber se, e de que modo, a escrita autobiográfica poderia ser benéfica como instrumento de auto-conhecimento e empoderamento para mulheres vítimas de violência, o projeto começou por formar várias profissionais de apoio à vítima, oriundas dos três países envolvidos, enquanto facilitadoras deste tipo de intervenção. A metodologia desenvolvida foi posteriormente implementada no âmbito dos serviços de apoio onde trabalham, entre os quais a portuguesa e covilhanense CooLabora, envolvendo 205 mulheres em intervenções autobiográficas avaliadas quanto ao seu impacto no bem-estar psicossocial das participantes. Experiência e resultados agora documentados no Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio”, disponível em quatro idiomas e destinado a organizações públicas e instituições que pretendam aplicar a abordagem autobiográfica no trabalho de apoio à vítima de violência de género, ajudando educadores/as, formadores/as e consultores/as a adotar e implementar as boas práticas resultantes do projeto.
Co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Daphne III, o projeto foi coordenado pela Libera Università dell’Autobiografia de Anghiari (LUA) e implementado em parceria com a Istituzione Solidea – Città Metropolitana di Roma Capitale (Itália), CooLabora (Portugal) e European Anti-Violence Network – EAVN (Grécia).

Pode aceder à versão portuguesa do Manual Metodológico, nos seguintes links:
Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio” – Versão PDF
Manual Metodológico “Escrever para além do Silêncio” – Versão eBook*

* Se usa o sistema operativo “Windows, por favor use o software de leitura Calibre EBook, que pode aceder em http://calibre-ebook.com/