Reflexo – ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas – está a ser distribuído por todo o país

Eventos
18 Novembro 2019

Depois doseu lançamento público em Junho, o Reflexo está a chamar a atenção de todo opaís já que têm sido várias as escolas e ONGs a solicitarem exemplares daedição em papel. Sendo um recurso financiado pelo Alto Comissariado para asMigrações, o Reflexo é gratuito.

Quempreferir a versão on line, tem acesso na página de internet daCooLabora. Consulte neste link.

 

Em discurso direto

Este livro vai permitir que crianças ciganas e não ciganas interajam dentroda escola como já fazem, mas, neste caso, com uma perspetiva diferente já queesta interação se vai basear em conteúdos sobre a cultura e a história do nossopovo. Pensamos que só pode fazer bem a umas e a outras. Às crianças ciganasporque as vai cativar para gostarem mais da escola e às não ciganas porque asvai ajudar a compreender melhor o nosso povo que só conhecem através dopreconceito.

Celeste Salgueiro, Manuel Prudêncioe Mário Cardoso – representantes da Comunidade Cigana do Tortosendo

 

Foi muito positivo para a Escola Básica do Tortosendo colaborar ativamentena construção deste valioso recurso pedagógico. Pudemos testemunhar, numasessão dinamizada na aula de Cidadania, em que foi uma das fichas de trabalho,o entusiasmo das crianças ciganas e não ciganas ao participarem nas atividadespropostas e isso deixou-nos com muita vontade de utilizar o Reflexo nas nossaspráticas educativas.

Sílvia Melchior – professora doAgrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto