Jornalismo local e associativismo de mãos dadas

Opinião
15 Dezembro 2019

Vítor Aleixo, Director do Jornal Fórum Covilhã

Em primeiro lugar agradeço o convite que me foi dirigido pelas responsáveis da CooLabora para escrever este artigo de opinião. Muito me honra, porque sou defensor de que o Jornalismo e as Causas Sociais devem estar de mãos dadas, não apenas e só pela responsabilização social, mas também pelo serviço público inerente ao Jornalismo, nomeadamente o de cariz local.
Tenho defendido em várias situações que o Jornalismo Regional é o principal elo de ligação com as comunidades locais, associações e instituições que tentam alavancar as nossas terras, principalmente neste nosso Interior, muitas vezes esquecido pelo Poder Central. É neste contexto social que o Jornalismo local deve estar cada vez mais inserido, tanto na divulgação, como nas atividades promovidas, dando-lhe um contexto público que por vezes é tão importante.
Na última Gala do seu oitavo aniversário, o Jornal Fórum Covilhã atribuiu à CooLabora o Prémio de Mérito Associativo, pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos na Covilhã e região, mas principalmente porque é uma associação que luta diariamente contra as desigualdades sociais e pela Igualdade de Género, causas tão importantes na sociedade atual. Mas quisemos também com este Galardão homenagear todas as instituições de cariz social da região e que o seu trabalho tem contribuído para que hoje as nossas comunidades vivam melhor, dentro das possibilidades existentes.
No entanto temos que estar vigilantes e este é também um dos papéis fulcrais do Jornalismo e dos Jornalistas, estarem sempre atentos às mutações sociais das comunidades e exercer sempre o seu serviço público de informação, com isenção e verdade e contribuir para que cada vez haja uma comunidade mais informada, que debata todos os temas transversais ao desenvolvimento e seja proativa na hora de apresentar propostas e soluções.
Necessitamos de comunidades ativas e empreendedoras que não se acomodem e saibam intervir quando necessário no encontro de soluções e resolução de problemas. Como tenho dito ao longo do tempo, somos uma região que tem comunidades, associações e gente de muito valor. Precisamos apenas de colocar em prática todas as nossas capacidades e sermos atores principais (todos) na construção de uma sociedade melhor e mais equilibrada.
É isto que a CooLabora e outras associações da nossa cidade e região têm feito, mas é necessário um complemento de toda a sociedade civil. Nós (Jornal Fórum Covilhã) estaremos cá para ajudar, numa intervenção pública e cívica cada vez mais apurada.