Quero Ser Mais E7G faz balanço positivo das atividades desenvolvidas durante o período de isolamento social
Coordenadora do Projecto destaca processos reinventados em período de crise sanitária
Antónia Silvestre, coordenadora do Projecto Quero Ser Mais E7G, partilhou as soluções inovadoras que a parceria encontrou para garantir o apoio a crianças e jovens sem condições de acesso à escola à distância. Uma resposta com foco nas crianças, jovens e famílias em contexto de isolamento social em fase de pandemia motivada pelo Covid-19.
A acção, que implicou uma visita semanal a um conjunto alargado de crianças e jovens do Tortosendo, foi concretizada em articulação com professores/as do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, a Junta de Freguesia do Tortosendo e Projecto Escola Segura do Destacamento Territorial da GNR da Covilhã, mentores/as, psicólogas e outras pessoas que integraram a resposta no terreno.
Esta partilha resulta de uma iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação, Cidadania e Igualdade” com o objectivo de apresentar iniciativas locais desenvolvidas por organizações da economia social e solidária no contexto pandémico dos últimos meses e que foi apresentada ao Ministério da Educação. Antónia Silvestre descreveu o processo: “Diagnosticámos o problema a tempo, desenhámos a solução em parceria, reajustámos a resposta e deixámos muitas crianças felizes com as nossas visitas semanais.” Veja mais no vídeo partilhado pela Animar.
Veja o vídeo aqui.
Para além deste vídeo, o projecto foi apresentado no dia 14 de Julho no webinário “Reinventar os processos educativos depois da pandemia”, que juntou cerca de uma centena de pessoas e que integra as iniciativas preparatórias da Manifesta.