Plano Municipal para a Igualdade dos municípios da Cova da Beira apresentado em webinário

Eventos
16 Novembro 2020

O Plano Intermunicipal para a Igualdade dos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão é uma iniciativa coordenada pela CooLabora e surgiu no âmbito do Protocolo para uma Estratégia Territorial de Combate à Violência Doméstica e de Género na Cova da Beira celebrado em 2016. Tem como objectivos centrais potenciar as intervenções existentes no território relativas à igualdade entre mulheres e homens; promover a partilha de recursos e de informações entre os três concelhos; reforçar o conhecimento dos agentes locais em matéria de igualdade de género; e aumentar a visibilidade das políticas locais para a igualdade. Está estruturado em torno de 18 medidas inseridas em 4 eixos estratégicos: educação e formação; trabalho e emprego; prevenção e combate à violência doméstica e de género; participação cívica, liderança e acção política para mulheres.

Entre as 18 actividades encontram-se acções de formação para públicos estratégicos, intervenções nas escolas, actividades que ligam a arte a uma dimensão festiva transformadora, apoio a vítimas de violência doméstica através de respostas de proximidade, iniciativas de reforço da presença das mulheres na esfera pública, entre outras.

O balanço efectuado pela equipa da parceria destaca como aspectos melhor conseguidos, o elevado número de actividades realizadas nos 3 concelhos; a maior amplitude de recursos que o trabalho em parceria conseguiu mobilizar; a experiência e o suporte intermunicipal para as equipas das autarquias; a elevada adesão da comunidade às actividades e a visibilidade pública que o tema da igualdade adquiriu. Em termos de aspectos a melhorar foi assinalado que a equipa envolvida na implementação é reduzida face à ambição do plano; que há resistência ao tema dentro das organizações e dificuldade em envolver outros departamentos das autarquias, para além da acção social e da cultura.

A parceria envolve os três municípios, organismos da área da saúde, forças de segurança, segurança social, emprego, justiça, educação, num total de 22 entidades.

No final de 2020 será iniciado o processo de planeamento do novo plano, para o período 2021-2024.