2020 e o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica

Eventos
18 January 2021

Num ano tão atípico como o de 2020, com um cenário pandémico que obrigou vítimas e agressores/as a confinarem juntos, aumentando os riscos da violência e dificultando os pedidos de apoio, o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora registou, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 123 (101M+22H) novas situações de violência doméstica. E se, por um lado, estes dados nos dão conta de uma redução de 8,9% do número de processos novos em relação a 2019; por outro, registámos um aumento de 37,1% de vítimas acompanhadas em anos anteriores que precisaram novamente de apoio, num total de 122 pessoas (115M+7H). Assim, em 2020, atendemos um total de 245 vítimas (216M+29H), o que representa um aumento de 9,4% em relação a 2019.

Neste ano difícil, que reforçou vulnerabilidades já existentes e fez surgir tantas outras latentes ou desconhecidas, há outros dados que importa salientar: houve um aumento do número de pessoas idosas que precisaram de apoio; verificou-se um agravamento do tipo de violência sofrida e registou-se um aumento do número de pessoas a formalizar denúncia.

Mas há também sinais positivos: foram mais de meia centena as pessoas que tiveram a força e coragem de sair de relações violentas, mostrando que há sempre uma alternativa à violência.

Em 2021 o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica continuará a prestar serviços de apoio emocional, de informação jurídica e de encaminhamento social de forma gratuita e confidencial – mesmo durante o novo confinamento que agora se inicia.