Curso Ecologia Alargada – desigualdade, decrescimento e diversidade

Eventos
15 April 2021

Este curso propõe um conceito – “ecologia alargada” – e propõe 3Ds, que são também evocação, mas sobretudo apontam para 3 planos de uma mudança de paradigma: a desigualdade a combater no mundo contemporâneo, o decrescimento e a diversidade de que este mundo tem falta. 

A urgência da mudança de paradigma já vai para velha. Na verdade, já se fazia ouvir quando, em Portugal, eram outros Ds que estavam em jogo. Ainda assim, apesar da urgência, tarda em acontecer, arrastando consequências cada vez mais penosas para o mundo natural, mas também para o mundo social, afinal apenas aspectos do mundo planeta que é global, mas se sente também em cada país, em cada região, em cada lugar.

Será que a urgência só é levada a sério quando devolve a sua realidade na forma de emergência sentida?

O curso será um espaço de discussão colectiva e de reflexão em torno destas três dimensões de uma ecologia alargada. As 10 sessões serão uma oportunidade para o encontro de perguntas e de perplexidades, mais do que respostas e certezas, ainda que também as haja.

Serão conduzidas por André Barata, filósofo e docente da UBI e Graça Rojão, socióloga e directora da CooLabora,

O curso decorrerá às quartas-feiras, entre as 18h30 e as 20h, com início dia 28 de Abril, nas instalações da CooLabora e será gratuito. O número de participantes é limitado, de forma a garantir o cumprimento das normas de segurança e de distanciamento físico.

As inscrições podem ser feitas através deste link até dia 24 de Abril.