Mulheres e Liberdade, em debate no 25 de Abril

Eventos
12 Maio 2021

A opressão vivida pelas mulheres num regime que negava a liberdade a todos os seus cidadãos e cidadãs e que oprimia duplamente as mulheres pois à asfixia fascista aliava-se o poder patriarcal, foi o mote para este debate com que a CooLabora assinalou o 25 de Abril e o caminho que ele abriu para que as mulheres pudessem ver drasticamente alargados os seus direitos: ao corpo, ao trabalho, aos bens, etc.

A sessão Mulheres e Liberdade partiu desta dupla opressão e dos livros de duas escritoras: Isabel Lindim, jornalista e autora de Mulheres de Armas, que recupera memórias da ditadura e dá relevo à ousadia de mulheres que lutaram contra um regime violento, fazendo também algo que se supunha reservado aos homens; e Ana Cristina Silva, escritora e autora de As Longas Noites de Caxias onde se cruzam mulheres prisioneiras e as mulheres da PIDE que as torturavam.

Das conquistas já alcançadas ao caminho que nos falta percorrer, num tempo em que crescem populismos tóxicos, este debate foi uma oportunidade de reflexão colectiva e de reforço das nossas energias na construção de uma sociedade mais democrática. O debate contou com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro na abertura. Intervieram ainda Graça Rojão, presidente da CooLabora, Isabel Lindim, jornalista, e Ana Cristina Silva, escritora. A moderação foi feita por Rui Sena, Director Artístico do Teatro Municipal da Covilhã. No encerramento esteve Regina Gouveia, Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã. A autarquia, a UBI e a Quarta Parede são parceiras desta organização que faz parte do projecto Rasgar Silêncios