Estudantes de Medicina da UBI ouvem Comunidade Cigana
Decorreu no bairro da Alâmpada na Boidobra e no bairro do Cabeço no Tortosendo, uma sessão realizada em parceria com a Associação de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MEDUBI que consistiu na auscultação da comunidade cigana, para esclarecer dúvidas e melhorar a comunicação entre os/as profissionais de saúde e a comunidade cigana devido às diferenças culturais. Assim, foram realizadas visitas a várias famílias da comunidade cigana do concelho da Covilhã, e através de uma conversa descontraída com as pessoas, os/as estudantes de medicina ouviram como pode acontecer a discriminação numa consulta ou até mesmo num tratamento hospitalar.
O resultado desta auscultação será a criação de materiais informativos dirigidos a profissionais de saúde em hospitais e centros de saúde de modo a que possam exercer as suas funções de modo mais inclusivo.
Esta é uma iniciativa que se realiza no âmbito do Projecto Tecer a DiverCidade – Projecto de Mediadores Municipais Interculturais, uma parceria da Câmara Municipal da Covilhã em que a CooLabora é parceira.