A CooLabora é uma organização com uma intervenção ancorada num território, a Cova da Beira, que inclui os concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão e a sua acção procura também responder às demandas desse território. Está estruturada em torno de 5 áreas principais: I. Igualdade entre mulheres e homens; II. Violência Doméstica e de Género; III. Economia Solidária; IV. Inclusão Social e V. Cidadania.

I. Igualdade entre mulheres e homens

A igualdade entre mulheres e homens é uma das preocupações centrais da CooLabora já que esta é também a desigualdade mais estrutural que atravessa a nossa sociedade. Promove e apoia o activismo em torno da igualdade através da organização de eventos, acções de sensibilização, formações, campanhas, etc.

II. Violência Doméstica e de Género

Na área da violência doméstica e contra as mulheres, a CooLabora tem uma acção muito forte, nomeadamente, através da coordenação da estratégia territorial de prevenção e combate à violência doméstica e à violência contra as mulheres da Cova da Beira e no apoio a vítimas através de dois gabinetes situados em Belmonte e Covilhã. Presta também apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica.

III.  Economia solidária

A CooLabora procura conhecer, divulgar e promover alternativas de base local que contribuam para uma maior justiça social, para a sustentabilidade ecológica e para o aprofundamento da democracia. Neste campo, promove debates cívicos, apoia iniciativas solidárias e relações económicas orientadas para o bem-estar colectivo e para a criação de maior autonomia económica local, nomeadamente, pela realização de feiras de trocas com moeda social e pela criação e dinamização de plataformas colaborativas de consumo sustentável.

IV.  Inclusão Social

Uma das preocupações centrais da CooLabora reside no combate a situações de injustiça social e no contributo para uma sociedade mais solidária e coesa. Nesse sentido, tem uma acção especialmente incisiva junto de grupos sociais e de pessoas em situação de particular vulnerabilidade, como as comunidades ciganas, alvo de profundas discriminações; as crianças e jovens de meios socioeconómicos mais desfavorecidos e com barreiras à integração na escola e pessoas em situação de pobreza e com dificuldades em fazerem face às suas necessidades básicas.

V. Cidadania

A Cidadania enquanto exercício que nos torna cidadãos e cidadãs activos/as e comprometidos/as com uma sociedade mais vibrante e participada é uma das preocupações da CooLabora. Neste eixo, promovemos iniciativas em que a participação cívica é assumida como princípio fundamental dos direitos humanos e também condição para uma cidadania democrática efectiva para todas as pessoas.