Troca a Tod@s é uma experiência que marca

Eventos
29 January 2026

Participei na mais recente feira Troca-a-Tod@s na Covilhã, um evento que acabou por ser muito mais do que uma simples feira. Organizado pela Coolabora e realizado no Jardim Público da cidade, estava previsto decorrer entre as 14h00 e as 19h00, mas a chuva resolveu encurtar a tarde. Ainda assim, essas poucas horas bastaram para me lembrar da força que o espírito comunitário pode ter.
Sempre me fascinou a forma como as pessoas se ligam quando o dinheiro deixa de ser o centro das relações e é precisamente isso que o Troca-a-Tod@s promove. Desde que começou, em 2014, tem vindo a incentivar a solidariedade, a criatividade e a troca local. Em vez de um mercado tradicional, oferece um espaço onde cada pessoa pode trazer o que tem e trocar através de uma moeda simbólica local, chamada tear, um nome que, mais do que remeter para o instrumento de tecelagem, representa a ideia de entrelaçar e tecer comunidade.
O que mais me impressionou foi a diversidade das pessoas presentes. Famílias, estudantes, produtores/as locais e artesãs/os partilhavam o mesmo espaço, entre conversas, risos e trocas de bens e histórias. As oficinas convidavam as crianças a experimentar novas habilidades através de trabalhos manuais e de jogos tradicionais.
Do meu ponto de vista, a feira apagou as fronteiras entre gerações e origens, criando um ambiente onde aprender, partilhar e conviver aconteciam de forma natural. Mesmo quando a chuva nos obrigou a regressar mais cedo a casa, saí dali com a sensação de que algo verdadeiramente valioso tinha sido trocado, não em teares, mas em sorrisos, confiança e ligação humana.

Karolina Maria Rojek (estagiária da Universidade da Baixa Silésia, Polónia)