Por ano 53 000 crianças morrem em todo o mundo vítimas de maus-tratos

Eventos
15 April 2012

Abril, o mês da prevenção dos maus-tratos infantis, vai ser assinalado no Tortosendo pelo Projecto Quero Saber.

Serão várias as iniciativas a envolver activamente os jovens e crianças deste projecto que desde 2010, e graças à parceria que o gere, constituída pelo Agrupamento de Escolas do Tortosendo, pela CooLabora, pela CPCJ da Covilhã, pela Junta de Freguesia do Tortosendo, pela Modatex e pelo NERCAB, tem desenvolvido várias acções de inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos desfavorecidos.

Desde o dia 16 e até ao dia 30 estará exposta ao público a instalação artística “O Muro da Vergonha” no Jardim da Junta de Freguesia do Tortosendo. Criado pelas crianças, este muro é um espaço onde poderão participar todas as pessoas que se queiram pronunciar sobre este problema deixando mensagens a todos os que por ali passam. A segunda quinzena do mês será marcada ainda pela invasão de vários locais públicos do Tortosendo por poemas da autoria de crianças do projecto que assim expressaram os seus sentimentos sobre os maus-tratos infantis. Também as próprias crianças invadirão o Tortosendo durante algumas tardes de Abril para distribuir folhetos informativos e laços azuis, o símbolo desta campanha.

Para além disso, estão ainda previstas duas sessões, uma de sensibilização dirigida aos pais e encarregados de educação, e uma de informação promovida pela CPCJ da Covilhã para os alunos da EB 2/3 do Tortosendo. A fechar o programa, no dia 28 de Abril, um peddy-paper com equipas constituídas por pais e filhos animará as ruas do Tortosendo e sensibilizará participantes e população em geral para um flagelo que mata todos os anos 53 000 crianças em todo o mundo.