CooLabora com projecto europeu inovador na área da intervenção com vítimas de violência

Eventos
2 December 2012

A Comissão Europeia aprovourecentemente um projecto no âmbito do Programa Daphne, que visa testar umametodologia inovadora de intervenção com vítimas de violência doméstica em 3países europeus: Portugal, Itália e Grécia.

 “Escrita paraalém do silêncio: promoção de competências de escrita autobiográfica paraapoiar sobreviventes de violência de género” é o nome, em português, doprojecto que, durante 2 anos, irá testar a metodologia da autobiografiaenquanto estratégia para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica areflectir e reinterpretar as situações de violência vividas, facilitando umprocesso de transformação e capacitação pessoal que possa contribuir paraprevenir o seu regresso ao ciclo de violência.

Para concretizar este projecto-piloto, 36profissionais que intervém no apoio a vítimas oriundos dos 3 países envolvidosirão participar numa formação específica sobre a metodologia da autobiografiaque irá decorrer em Anghiari, Itália. De volta aos seus países, estesprofissionais irão pôr em prática esta metodologia durante 5 meses. Destaexperiência no terreno resultará um manual prático que permitirá partilhar estametodologia e os seus resultados com outros profissionais e organizações comintervenção na área da violência doméstica.

A ideia para esta experiência-pilotosurgiu no âmbito de um outro projecto de cooperação europeia em que a CooLaboraparticipou e que decorreu nos últimos 2 anos envolvendo organizações de 10países da União Europeia. A parceria que irá desenvolver este novo projectointegra a CooLabora – Consultoria e Intervenção Social (Portugal), a LiberaUniversità dell’Autobiografia (Itália), a Provinciadi Roma – Istituzione Solidea” (Itália) e a “European Anti-ViolenceNetwork EAVN” (Greece). As entidades parceiras contarão com o apoio deoutras organizações dos países envolvidos na implementação do projecto, como éo caso em Portugal do Departamento de Psicologia da Universidade da BeiraInterior.