Novo projecto de prevenção e combate à violência de género

Eventos
13 February 2013

A CooLabora viu aprovado um novo projecto de prevenção ecombate à violência de género que vem reforçar a intervenção que está adesenvolver nesta área. Esta iniciativa permite lançar novas acções e assegurara continuidade de outras, como é o caso do Gabinete de Apoio a Vítimas deViolência Doméstica, que tem registado uma grande procura nos seus serviços deapoio psicológico, informação jurídica e encaminhamento social.

Do leque de novas acções fazem parte a criação de um GEPE –Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego, uma metodologia inovadoralançada com o apoio do IPAV, organismo que a nível nacional assegura acoordenação destes grupos e a formação dos animadores. O GEPE visa reunir gruposinformais de pessoas desempregadas como o objectivo de apoiar a procura activade emprego, através da colaboração entre todos os membros.

Destaca-se ainda a organização de vários workshopsformativos destinados a profissionais de saúde, com o objectivo de reforçar os mecanismosde reconhecimento e actuação em situações de violência. Haverá também workshopsespecíficos para profissionais de educação, centrados em metodologias activasde prevenção do bullying e da violência no namoro.

Entre as novidades da nova iniciativa está também a criaçãode um grupo de trabalho coordenado pela CooLabora que irá elaborar o PlanoMunicipal para Prevenção e Combate à Violência de Género, que decorrerá noâmbito da Rede Social da Covilhã e faz já parte do seu plano de acção para2013.

O projecto conta com o envolvimento de uma forte rede deparceiros locais que, desde 2010, têm trabalhado em conjunto. A parceria incluiorganizações ligadas à segurança (GNR e PSP), à saúde (Centro de Saúde daCovilhã, Centro Hospitalar Cova da Beira e CRI/CAT), à educação e investigação(Departamento de Psicologia da Universidade da Beira Interior, Escola eAssociação de Pais da Quinta das Palmeiras), a Câmara Municipal da Covilhã, aDirecção Geral de Reinserção, a Rede Social e a Associação Mutualista.