Livro e Exposição “Os Olhos do Medo”

Eventos
9 April 2013

O livro “Os Olhos do Medo”, agoradisponível para download na sua versão digital, deu origem a uma exposição quetem itinerado por várias organizações do distrito de Castelo Branco.

A exposição “Os Olhos do Medo” resulta de um “Encontro Improvável entre Artistas”que generosamenteaceitaram o desafio lançado pela CooLabora. Fernando Paulouro Neves é autor doconto “Os Olhos do Medo” que serviu de mote a João Lourenço, para construir umimaginário de personagens através da ilustração, que dão corpo à exposição. A solidariedade destesartistas exemplifica como este tema não interessa apenas a mulheres, antes é uma questão de cidadaniaque diz respeito a todas as pessoas que se empenham na construção de umasociedade mais justa e respeitadora dos direitos humanos.

A violência contra as mulheres é umdos fenómenos transversais mais negros da contemporaneidade. Não obstante a grande invisibilidade a que estaquestão ainda está remetida, estima-se que uma em cada três mulheres adultasseja anualmente vítima de violência. Não se trata de um fenómeno residual, que acontece apenas em destinos longínquos. A violênciana conjugalidade, o assédio sexual, o tráfico de mulheres ou a mutilaçãogenital são exemplos tenebrosos de atentados à dignidade e à integridade físicae psicológica, isto é, a direitos humanos basilares.

Esta exposição contou como co-financiamento a CIG, através do Programa Operacional do Potencial Humanodo QREN/FSE.

 

Fernando Paulouro Neves

Jornalista. Autor de: “OForal: Tantos relatos, Tantas Perguntas” (Teatro), “A Guerra da Mina e osMineiros da Panasqueira” (com Daniel Reis), “Os Fantasmas Não Fazem A Barba”(ficção), “A Materna Casa da Poesia. Sobre Eugénio de Andrade” (ensaio). Foi Director do “Jornal do Fundão”

 

João Lourenço (Lisboa, 1974)

Licenciado em Design de Comunicaçãopela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Enquanto freelancer, executaprojectos na área do design gráfico fazendo uso de  diferentes valências (fotografia,ilustração…). Actualmente, sobretudo cria e organiza informação gráfica emsuportes informativos destinados a caminhantes e ciclistas.

Criou e conduz o Estúdio Nómada (umatelier itinerante de artes visuais)

www.estudionomada.com