CooLabora leva a Itália equipa de 12 pessoas para formação em metodologia autobiográfica

Eventos
16 July 2013

O projecto europeu “WritingBeyond the Silence” juntou na pequena vila de Anghiari, Itália, durante 3 dias,36 profissionais portuguesas, gregas e italianas que trabalham no apoio asobreviventes de violência de género para iniciar um processo formativo que irádurar até Dezembro de 2013.

Do grupo português, organizadopela CooLabora, fazem parte profissionais de várias estruturas de apoio avítimas de norte a sul do país, nomeadamente do Núcleo Violência Doméstica daCIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, dos NAV – Núcleo deAtendimento a Vítimas de Viana do Castelo, de Aveiro, de Castelo Branco, deBragança, de Portalegre, de Évora e de Beja e do Gabinete de Apoio a Vítimas deViolência Doméstica da Covilhã.

Este percurso formativo, quecomeçou com 3 dias de formação residencial em Itália, pretende capacitar estasprofissionais para utilizarem a metodologia de escrita autobiográfica comsobreviventes de violência doméstica. De seguida irá decorrer um período de 3meses de aprendizagem no contexto de trabalho para experimentar e aprofundar astécnicas apreendidas durante a formação. O ciclo de formação terminará com umworkshop de dois dias, que decorrerá em cada um dos países participantes, com oobjectivo de partilhar experiências e consolidar a metodologia.

O método de escritaautobiográfica no contexto do apoio a mulheres vítimas de violência domésticatem como objectivo estimular a sua capacidade de auto-reflexão e deauto-projecção, contribuindo desta forma para o seu empowerment e para diminuiras probabilidades do regresso ao ciclo de violência.

O projecto reúneparceiros internacionais como a Libera Universitá Dell’Autobiografia e oInstituto da Província de Roma SOLIDEA de Itália, a Rede EuropeiaAnti-Violência da Grécia e a cooperativa portuguesa COOLABORA. Outros parceiroscolaboram também com o projecto, tal como a Secretaria-geral para a Igualdadedo Ministério do Interior da Grécia, a Universidade da Beira Interior emPortugal e a associação italiana Maschile Plurale.