25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Eventos
18 November 2013

No próximo dia 25 de Novembro é assinaladoem todo o mundo o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra asMulheres.

São cada vez mais as organizações epessoas que se comprometem activamente com este combate, que quebram silênciose se mobilizam em função de acções concretas contra a discriminação social, aviolência doméstica, as violações, o tráfico para exploração sexual ou asmutilações genitais, crimes que comprometem os direitos humanos das mulheres.

Este ano a CooLabora propõe uma reflexãosobre a violência de género através da expressão artística, em parceria com aCompanhia de Teatro das Beiras, sediada na Covilhã, que acolhe as diversasactividades previstas.

O programa tem início às 14h30 com areportagem MIGALHAS, de Ramon de Los Santos sobre a condiçãohumana na terceira idade, construída a partir de depoimentos de pessoas idosasdo concelho da Covilhã.

Segue-se a inauguração da exposição INTERACÇÕES de Maria Lino e Francisco Paiva, cuja produção contou com o apoio da Luzlinar,associação cultural vocacionada para as artes plásticas e performativas comsede no Feital. A obra gráfica exposta neste “encontro improvável de artistas”parte da proposta de relacionamento criativo, através do desenho, entre autoresde especialidades, sexos e gerações distintas, uma artista plástica/ escultorae um arquitecto/ designer. A exposição ficará patente até final de Dezembro.

Pelas 15h terá início o espectáculoteatral NÃO INTERESSAM AS ROSAS, do Teatro das Beiras, com aactriz Sónia Botelho. Trata-se de um trabalho construído a partir dedepoimentos de pessoas idosas de vários lares de 3ª idade do concelho daCovilhã, sobre a violência de género.

A sessão encerrará com a apresentação do DIGITALCOOL 2013/14, o concurso escolar de artemultimédia que a CooLabora lança anualmente junto dos jovens.

Esta iniciativa é apoiada pela CIG, através doPrograma Operacional do Potencial Humano.