Jovens mobilizam moradores para melhorar o Bairro Social do Cabeço

Eventos
13 October 2015

Os jovens do Projecto Quero Saber + E5G foram desafiados a colaborarnuma iniciativa conjunta da CooLabora, Câmara Municipal da Covilhã e Junta deFreguesia do Tortosendo que tem como ambição tornar o Bairro Social do Cabeçomais limpo e mas bonito, com o envolvimento activo dos seus moradores.

Tudo começou com uma acção realizada pelos jovens do projecto, queforam porta-a-porta tentar conhecer a opinião dos moradores sobre o problema dolixo acumulado e a degradação dos espaços comuns exteriores e convidá-los aparticipar numa reunião comunitária para discussão destes problemas e daspossíveis soluções. E foi o que aconteceu no passado sábado, um dia chuvoso quenão impediu um grande número de moradores de estarem presentes na reunião eparticiparem com inúmeras propostas para melhorarem o espaço exterior do seubairro. As mais votadas como prioritárias foram a criação de uma mercearia nobairro, um parque infantil, espaços de wc para cães, espaços de lazer combancos de jardim e assadores e a implementação de estratégias para melhorar ocomportamento dos moradores relativamente ao lixo. No final houve um lanchepatrocinado pela Padaria Dias e pela Pastelaria Pérola Doce que abriu o apetiteà realização de jogos cooperativos entre pais, filhos e outros moradores.

 Os representantes presentes daCâmara Municipal da Covilhã, da Junta de Freguesia e da CooLabora ouviram aspropostas e comprometeram-se a dar continuidade a este processo de melhoria emconjunto com os moradores e os jovens do projecto Quero Saber + E5G, tendo sidoagendada nova reunião comunitária já em Novembro para discutir como concretizara mudança que se quer fazer acontecer no bairro!