Idearia debate “O Emprego Jovem” em sessão de Balanço

Eventos
13 April 2016

O encontro vai realizar-se no próximo dia 22 de Abril, às 14h, na CooLaborae propõe uma reflexão aberta à comunidade sobre a problemática do desempregodos jovens, tendo como focos a crise da sociedade baseada no trabalho, aprecariedade das trajectórias profissionais e o empreendedorismo, nas suasvirtudes mas também nos mitos que lhe estão associados.

Nesta iniciativa pretende-se também fazer o balanço do trabalhodesenvolvido no âmbito do projecto IDEARIA e projectar colectivamente caminhospara o futuro.

A sessão contará com a participação do gestor do Programa Cidadania Ativa,gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada da Noruega, um dospaíses que financiam os EEA Grants.  O debate terá intervençõesde Américo Mendes, da Universidade Católica do Porto e de TatianaMendonça, do IPAV. Jorge Cardoso, da Fundação Gonçalo da Silveira e da Rede Inducar fará a coordenação das mesas de debate.

A CooLabora convidou ainda para este evento três projectos inspiradores: a PELE – Associação Cultural, a Associação deDesenvolvimento Sol do Ave e a OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento queapresentarão as suas experiências inovadoras.  As políticas locais eregionais para o emprego jovem serão abordadas por Jorge Brandão, daCCDRC.

O projecto irá também divulgar os resultados do seu trabalho com jovens naMercearia da IDEARIA – mostra do Laboratório Criativo e lançará duaspublicações: o Manual do Empreendedorismo, feito pela UBI e o Guia de Ideariaspara o Emprego Jovem, que resulta de um trabalho com todos os parceiros, com aRede Territorial para o Emprego e com os jovens e será disponibilizado online.  Asessão  terminará em festa com um concerto dos Tanto FAZ.

Esta iniciativa resulta de uma parceria que envolve a CooLabora, Teatro dasBeiras, Município da Covilhã e a Universidade da Beira Interior e é financiadapelo Programa Cidadania Ativa, gerido em Portugal pela Fundação CalousteGulbenkian.