Jovens ciganos do Tortosendo participam em estágios “Escolher o Futuro”

Eventos
19 July 2016

Três jovens ciganas assumiram o papel de educadoras eauxiliares de acção educativa durante vários dias no jardim-de-infância doCentro de Assistência Social do Tortosendo e avaliaram esta experiência comoalgo inesquecível e que gostariam de fazer durante o resto da vida. A formaemotiva como as crianças se despediram das estagiárias no último dia confirmaque foi uma experiência muito positiva! Por seu lado, dois outros jovens tambémde etnia cigana estagiaram durante cerca de uma semana na CooLabora onde puderamexperimentar diferentes tipos de tarefas administrativas que executaram deforma exemplar e muito eficiente, ficando também com vontade de repetir aexperiência.

Estes são alguns exemplos dos estágios “Escolher oFuturo” que estão a decorrer durante o mês de Julho e onde vários jovensciganos e não ciganos mostram querer saber do seu futuro. Estes estágios decurta duração têm o objectivo de lhes permitir experimentarem diferentesprofissões e perceberem o papel da escola para alcançarem essas áreasprofissionais, mas também de contribuir para combater alguns preconceitos quepersistem especialmente relativamente às pessoas de etnia cigana e que lhesvedam muitas oportunidades de se integrarem social e profissionalmente.

Até ao momento, são oito as entidades que aderiram paraacolher aos estágios “Escolher o Futuro” contribuindo para o desenvolvimentopessoal e profissional de muitos jovens e mostrando-se na linha da frenteenquanto organizações inclusivas e socialmente responsáveis.

Esta iniciativa é uma actividade do Projecto Quero Ser Mais E6G,financiado pelo Programa Escolhas, que tem intervenção no Tortosendo, uma vilado concelho da Covilhã. Este projecto é gerido pela CooLabora e tem comopromotor o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Conta ainda na parceria com a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa;a ARSC – Administração Regional de Saúde do Centro; a CPCJ da Covilhã; o Centrode Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo; a Junta de Freguesia deTortosendo; o Modatex – Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil,Vestuário, Confeção e Lanifícios; e a Câmara Municipal da Covilhã.