Projecto Quero Ser Mais E7G promove o consumo sustentável em feira de vestuário da loja social
O Projecto Quero Ser Mais E7G promove já amanhã, 24 de Setembro, uma acção de promoção do consumo sustentável. Trata-se de uma actividade que está a implicar crianças e jovens na preparação de uma Feira da Bolsa Comunitária que tem como objectivo prolongar o ciclo de vida de peças de vestuário. A acção “Roupa em Movimento” pretende, essencialmente, sensibilizar crianças, jovens e familiares da comunidade sobre a importância de prolongar da reutilização de peças de roupa.
No decorrer deste evento vão ser expostas em estendais diversas peças de roupa doadas à Loja Social de forma a dar maior visibilidade aos produtos existentes e disponíveis para a comunidade através da Bolsa Comunitária. Nesta iniciativa que porá a comunidade em acção, qualquer pessoa pode aceder à roupa e/ou trocá-la de forma consciente por horas.
Tendo em conta a fase de contingência que o país – e o mundo – vive actualmente, haverá limites para o número de peças, número de pessoas a entrarem no local da Feira de vestuário da Loja Social. Em paralelo, dinamizar-se-á um programa recreativo com jogos tradicionais e outros sobre o tema da sustentabilidade destinados a crianças e jovens, nomeadamente, separação de lixo, reciclagem e um quizz com atitudes e medidas a tomar em determinadas situações.
O Projecto é promovido pelo Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e gerido pela CooLabora e conta com a parceria da ACES – Unidade de Saúde do Tortosendo, da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, do Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Covilhã, da Junta de Freguesia do Tortosendo, do Modatex – Centro de Formação da Indústria Têxtil, do Município da Covilhã e da Universidade da Beira Interior.
Integra o grupo de projectos do Programa Escolhas que são promovidos pelo Alto Comissariado para as Migrações, financiados pelo Estado Português no âmbito da missão de inclusão e não diferenciação.