Ligação à escola de crianças e jovens do Tortosendo facilitada por parceria muito especial

Eventos
20 February 2021

A iniciativa encetada em parceria no território do Tortosendo permite a distribuição de propostas escolares a 30 crianças e jovens sem acesso à escola à distância. Trata-se de uma resposta social concertada em fase de isolamento social e sem aulas presenciais que reúne entidades como a CooLabora, o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, a Junta de Freguesia do Tortosendo, a GNR – Escola Segura e os The Xico’s e que tem como objectivo aproximar a escola de crianças e jovens sem equipamentos informáticos e ou internet capazes de garantir o acesso pleno às actividades escolares disponibilizadas online.

A articular toda a resposta está a equipa do projecto Quero Ser Mais e do projecto a Nossa Escola. Ambas as iniciativas estão a trabalhar junto de crianças e jovens de contextos sociais e económicos mais desfavorecidos e, nesta fase, empenhadas em estabelecer pontes de ligação entre estas três dezenas de jovens e a escola, esbatendo, assim, as dificuldades de acesso ao ensino à distância e como forma a garantir que prosseguem as suas atividades escolares.

Este apoio às/aos alunas/os identificados/as pela escola contará no terreno, mais uma vez, com a colaboração da Escola Segura da GNR que acompanha semanalmente a distribuição de propostas e orientações escolares e os The Xico´s que, gentilmente, aderiram assegurando a distribuição a crianças e jovens fora do Tortosendo.

As equipas, no decorrer da jornada, identificarão outras necessidades e ajustarão as respostas em estreita ligação com directores/as de turma, mentores/as das escolas do Tortosendo e as famílias.

Para que a aprendizagem seja garantida é também prestado o apoio ao estudo e o apoio informático para acesso às aplicações e plataformas informáticas, durante a semana, por parte das equipas e mentores/as dos dois projectos.

O projecto Quero Ser Mais E7G é uma iniciativa de inclusão social, que acompanha 316 pessoas no Tortosendo, entre estas, 139 crianças e jovens. É gerido pela CooLabora CRL, tem como entidade promotora o Agrupamento Frei Heitor Pinto e conta com uma parceria alargada a onze instituições locais. O projecto A Nossa Escola é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, promovido pelo Ministério da Educação e tem como objectivo envolver as famílias das minorias étnicas no processo educativo.