Dia Mundial da Criança – jogos tradicionais colocam crianças e adultos a brincar e a jogar na rua

Eventos
17 June 2021

O Dia Mundial da Criança foi assinalado pelo Projecto Quero Ser Mais E8G comjogos tradicionais e de maneira a motivar as crianças a brincar na rua. Fê-lo no espaço de recreio na Escola de 1º Ciclo do Largo da Feira, onde desenvolve actividades regulares, e no seio do Bairro Social do Cabeço, no Tortosendo.

Disponibilizados pela Câmara Municipal da Covilhã, estes jogos permitiram a rapazes e raparigas, individualmente e em grupo, experimentar e explorar jogos de azar, desportivos e colectivos como: saltar à corda, saltar ao elástico, lançar o pião, jogar ao rapa, experimentar o jogo das pedrinhas, jogar ao botão, berlindes e bugalhas, fazer outros jogos de azar e de sorte como a carica, usar os dedos para fazer a cama do gato, fazer jogos de grupo como a cabra cega e o jogo do anel. Ao final do dia a aventura continuou no Bairro Social do Cabeço. Aqui, às crianças e jovens juntaram-se os familiares e a comunidade, que saíram à rua e tornaram o final da tarde num momento especial para brincar, explorar jogos tradicionais, conviver e criar estilos de vida saudáveis.

O projecto Quero Ser Mais E8G tem como objectivo envolver crianças e jovens em actividades criativas, lúdicas e pedagógicas que reforcem as suas competências pessoais e sociais e melhorem o seu percurso escolar e as suas oportunidades de futuro e envolver activamente crianças, jovens e familiares em actividades cívicas e desportivas, promotoras da qualidade de vida e do desenvolvimento de competências de cidadania.

É promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas e é financiado pelo Estado Português e por Fundos Estruturais, como o POISE.

Conta com uma parceria de 13 entidades, na qual o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto assume o papel de entidade promotora e a CooLabora o de entidade com funções de gestão.