Teatro Debate para abordar o diálogo intercultural na EB 2/3 Tortosendo

Eventos
19 October 2021

No âmbito da actividade Inclusão em Acção o projecto Quero Ser Mais E8G desenvolve sessões em contexto de turma com o objectivo de contribuir para uma maior cooperação, aceitação e igualdade no espaço da escola. 

Fá-lo com recurso a dinâmicas e jogos, como é o caso do Teatro Debate em que se promove a reflexão entre alunos e alunas de modo a quebrar estereótipos e preconceitos, fomentar o respeito pela diversidade cultural e pela diferença, procurando uma maior aceitação da comunidade cigana no espaço escolar. 

Nesta dinâmica de Teatro Debate os temas-problema são sugeridos pelos grupos de trabalho criados e há uma teatralização da problemática que serve de mote para o debate, onde se exploram as formas de resolução, procurando-se sempre facilitar o diálogo, o auto-conhecimento, o respeito mútuo, o conhecimento dos direitos e deveres de qualquer cidadão e a interiorização dos direitos humanos.

Esta actividade conta com o apoio de mentoras estagiárias de psicologia da Universidade da Beira Interior.

O Quero Ser Mais E8G integra o grupo de projectos do Programa Escolhas que são promovidos pelo Alto Comissariado para as Migrações, financiados pelo Estado Português no âmbito da missão de inclusão e não diferenciação.