MALA – Ferramentas para a autonomia
A MALA – Ferramentas para a Autonomia foi apresentada numa sessão pública no dia 9 de Fevereiro. Graça Rojão, da CooLabora apresentou os objectivos do projecto e as actividades centrais: as oficinas locais e as mostras; Ana Almeida da Santa Casa da Misericórdia centrou-se nos/as destinatárias prioritários/as desta iniciativa e coube a Rita Salvado, do Museu de Lanifícios, a apresentação das oficinas previstas no âmbito do projecto. Amélia Augusto da Universidade da Beira Interior fechou esta apresentação referindo os produtos e resultados esperados.
Na sessão houve ainda espaço para conhecer melhor algumas das oficinas previstas, já que estiveram presentes os/as formadores/as de algumas delas: costura, reparação de mobiliário, feltragem e pintura.
Este projecto visa contribuir para a criação de maior autonomia local e é fruto de uma parceria entre a CooLabora que coordena o projecto, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, sobretudo responsável pelo encaminhamento de migrantes e a Universidade da Beira Interior, quer através da Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social que tutela as questões relacionadas com migrantes quer com o Museu de Lanifícios que assumirá a dinamização de algumas das oficinas. É financiado pelo Programa Cidadãos Activ@s, dos EEAGrants, geridos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.