Oficina de Formação – Experimentar Caminhos de Cidadania a partir da Escola

Eventos
18 Janeiro 2021

Está a decorrer, desde Novembro, a oficina de formação “Experimentar Caminhos de Cidadania a partir da Escola”, em três territórios diferentes – Covilhã, Ourém e Faro – num total de oito escolas, sendo que só na Covilhã estão inscritos cerca de 20 docentes.

Promovida pelo projecto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento em meio escolar, “a oficina tem permitido construir projetos de implementação da cidadania nas escolas que se apresentam diversificados e adequados aos contextos para os quais são pensados. As sessões são participadas e inovadoras, permitindo a experimentação de alguns instrumentos e dinâmicas que propõem uma nova abordagem dos temas.”, como refere Teresa Correia, uma das formandas do grupo da Covilhã.

Para Rita Mouro, também da Covilhã, esta oficina é “uma formação prática, dinâmica e de partilha de inspiração para construir e experimentar novos caminhos da educação para a cidadania. Um percurso cada vez mais importante para potenciar alun@s activistas dos valores de igualdade e justiça social.”

Este mês os três grupos de docentes juntam-se numa sessão online para uma reflexão conjunta sobre as dificuldades e potencialidades na construção de Planos Colectivos para a Cidadania e Desenvolvimento em cada território.

Esta oficina integra o projecto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar, promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira, da qual a CooLabora é parceira e tem como objectivo ampliar e reforçar processos e práticas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global em contexto escolar, tendo por base os objectivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.