Ana Bernardino

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade da Beira Interior e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem direccionado a sua intervenção para o âmbito social e comunitário. Em 2016 assumiu o atendimento e acompanhamento de variadas problemáticas, sendo responsável por informar orientar pessoas/famílias sobre os seus direitos e deveres, bem como as formas de acesso a recursos, equipamentos e serviços adequados a cada situação. Integrou a equipa da CooLabora em 2021, dando voz às crianças e jovens vítimas de violência doméstica no Gabinete de Apoio Psicológico.


Ana Santos

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem realizado o seu percurso formativo e profissional na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes. Integrou a equipa da CooLabora em 2023 como psicóloga da resposta de apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica.


Antónia Silvestre

Cooperadora e membro da CooLabora desde 2013. Trabalha em intervenção social desde 1996, tendo-se dedicado às áreas da formação profissional, educação ambiental, economia solidária e inclusão social de públicos em risco ou situação de exclusão social. Neste percurso destaca o trabalho realizado com crianças, jovens e famílias bem como o trabalho feito para a criação e dinamização do grupo da economia solidária Troca a Tod@s. É licenciada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior onde também fez o ano curricular de mestrado e a Pós Graduação em Gestão do Ambiente.


Átila Sá

Estudante da área de economia, a frequentar o 12º ano na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. De nacionalidade angolana, tem 18 anos e é atleta federado de futebol juniores no Clube Académico do Fundão.
Com gosto pelo desporto e a música, a descobrir o seu papel enquanto colaborador na intervenção comunitária junto de jovens e familiares.
Integra a equipa da CooLabora no início da 9º geração do Programa Escolhas, onde desempenha as funções de Dinamizador Comunitário no projecto de inclusão social Quero Ser Mais. Espera ser um modelo e inspiração para os e as jovens participantes.


Diana Silva

Membro da CooLabora desde 2012, trabalha na área da prevenção e combate à violência doméstica e de género e é responsável pelo atendimento a vítimas nos gabinetes de Belmonte e Covilhã. Criminóloga pela Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Possui especialização em Metodologia Autobiográfica para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, pela Libera Universitá Dell’ Autobiographia em Anghiari, em Itália.


Elisabete Palma

Licenciada em Economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com pós-graduação em Economia e Políticas Autárquicas e em Marketing Territorial pela Universidade da Beira Interior. Trabalhou, desde 1999, na coordenação e acompanhamento financeiro e administrativo de projectos de promoção do desenvolvimento local. Integra a equipa da CooLabora desde Janeiro de 2023, onde é responsável pelo acompanhamento financeiro e administrativo dos projectos.


Graça Rojão

Cooperadora e co-fundadora da CooLabora. Nos últimos 25 anos a sua actividade profissional esteve sempre ligada a iniciativas cívicas e solidárias. Está particularmente interessada nas questões relacionadas com a economia solidária e com a igualdade entre homens e mulheres.
É socióloga, tem uma especialização em Igualdade de Género e uma pós-graduação em Gestão de Projectos. É doutorada do curso de Sociologia da UBI onde desenvolveu uma investigação sobre o decrescimento e o cuidado nas iniciativas locais.


Inês Dias

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior. O primeiro contacto com a CooLabora deu-se em 2012 quando integrou o Ubicool – voluntariado universitário – e, posteriormente, realizou o Estágio Curricular no Projecto Quero Ser Mais E6G. Já em 2020 integrou a CooLabora como Técnica de Intervenção Social no Projecto Quero Ser Mais E7G, desempenhando a mesma função desde então.


Rosa Carreira

Cooperadora e co-fundadora da CooLabora, trabalha, desde 1998, em intervenção social. Neste percurso, destaca-se o trabalho com as escolas na prevenção da violência e na promoção de uma cultura de paz entre crianças e jovens. Destaca-se também o trabalho com as comunidades ciganas, nomeadamente, na criação de recursos pedagógicos para combater o preconceito. Estudou Antropologia Social no ISCTE e Políticas Públicas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


Outros membros


Amélia Augusto

Professora na Universidade da Beira Interior, doutorada em Sociologia. Cooperante e investigadora comprometida, que acredita que o conhecimento científico, aliado a práticas inovadoras de intervenção social, contribui para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.


André Barata Nascimento

Professor da UBI – Universidade da Beira Interior, filósofo de formação. Cooperante depois de ter encontrado a CooLabora onde testemunha como é possível juntar a prática da igualdade, o combate intransigente à discriminação, e a disponibilidade de imaginar um mundo melhor.


Francisco Tiago Antunes Paiva

Professor da UBI. Doutor em Belas Artes, designer e arquitecto. Cooperante co-fundador. Interessa-se profissional e civicamente pela relação das artes com as dinâmicas sociais, urbanas e territoriais.


Gracinda Pereira

Cooperadora fundadora, tem formação na área da Gestão e trabalhou de 2001 até 2021 no acompanhamento financeiro e administrativo de projectos de promoção do desenvolvimento social.Defende uma justiça social baseada em valores de equidade, igualdade, respeito pela diversidade e aplicação dos Direitos Humanos em todos os domínios da actividade humana. 


Jesuíno António Moreira Simões

Licenciado em Física, Mestre em Química (UBI). Professor de Física e Química na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã. Cooperante fundador da CooLabora. Acredita que é possível construir uma sociedade justa onde discriminação seja uma palavra inútil.


Maria Teresa Nobre Correia

Doutorada em Línguas Modernas. Professora do ensino secundário. Interessa-se por diferentes formas de ajudar a promover a vida com dignidade.


Marta Vilarinho

Sou Assistente Social e terapeuta familiar. Mestre em Família e Sistemas Sociais, com especialidade em intervenção na área das dependências. Nas horas vagas gosto de fazer a interpretação da realidade com cores e histórias que vou descobrindo, escondidas na tela ou nas experiências da vida.
À CooLabora, agradeço todos os dias a sua existência e participo com orgulho nas suas ações.


Rita Salvado

Tesoureira da Direcção. Professora da UBI, directora do Museu de Lanifícios, doutora em Engenharia Têxtil. Interessa-se pela valorização colectiva da cultura laneira e seu impacto no desenvolvimento local.


Sónia de Sá

É membro da Assembleia Geral da CooLabora e Professora Auxiliar convidada na Universidade da Beira Interior. Lecciona nas áreas de comunicação estratégica e audiovisual e desenvolve investigação em cultura participativa, igualdade de género e televisão. É licenciada, mestre e Doutora em Ciências da Comunicação. Sente a CooLabora como uma segunda casa.