Antónia Silvestre

Cooperadora e membro da CooLabora desde 2013. Trabalha em intervenção social desde 1996, tendo-se dedicado às áreas da formação profissional, educação ambiental, economia solidária e inclusão social de públicos em risco de exclusão social e em situação de vulnerabilidade económica e social. Neste percurso destaca o trabalho realizado com crianças, jovens e famílias bem como o trabalho feito para a criação, acompanhamento e dinamização do grupo da economia solidária Troca a Tod@s. É licenciada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior onde também fez o ano curricular de mestrado e a Pós Graduação em Gestão do Ambiente.


Diana Rebelo

Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade da Beira Interior, professora de yoga, tem desenvolvido, desde 2013, experiências de educação não-formal de intervenção social. Aqui destacam-se acções a nível internacional, onde se fomenta a educação para a paz entre crianças e jovens em ambientes interculturais, assim como, experiências em projectos sobre sustentabilidade ambiental e alimentação.
Integra a equipa da CooLabora desde 2020, como técnica da equipa do CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social da Covilhã.


Diana Silva

Membro da CooLabora desde 2012, trabalha na área da prevenção e combate à violência doméstica e de género e é responsável pelo atendimento a vítimas nos gabinetes de Belmonte e Covilhã. Criminóloga pela Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Possui especialização em Metodologia Autobiográfica para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, pela Libera Universitá Dell’ Autobiographia em Anghiari, em Itália.


Graça Rojão

Cooperadora e co-fundadora da CooLabora. Nos últimos 25 anos a sua actividade profissional esteve sempre ligada a iniciativas cívicas e solidárias. Está particularmente interessada nas questões relacionadas com a economia solidária e com a igualdade entre homens e mulheres.
É socióloga, tem uma especialização em Igualdade de Género e uma pós-graduação em Gestão de Projectos. É doutoranda do curso de Sociologia da UBI onde desenvolve uma investigação sobre o decrescimento e o cuidado nas iniciativas locais.


Gracinda Pereira

Cooperadora fundadora e membro da Comissão Executiva, tem formação na área da Gestão e trabalha desde 2001 no acompanhamento financeiro e administrativo de projectos de promoção do desenvolvimento social.


Goreti Rocha

Membro da CooLabora desde 2019, desenvolveu trabalho directo com as escolas na área da Cidadania Global e Desenvolvimento e no apoio à implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Actualmente, trabalha directamente com crianças e jovens em risco de exclusão social como técnica no Projecto Quero Ser Mais E7G do Tortosendo. É licenciada e mestre em Sociologia pela Universidade da Beira Interior.


Luana Gonçalves

Membro da CooLabora desde 2019, é dinamizadora comunitária do projecto Quero Ser Mais E7G, onde trabalha com crianças e  jovens e com a comunidade cigana.

Fez o curso de organização de eventos e animação em turismo de saúde e bem-estar.


Rosa Carreira

Cooperadora e co-fundadora da CooLabora, trabalha, desde 1998, em intervenção social. Neste percurso, destaca-se o trabalho com as escolas na prevenção da violência e na promoção de uma cultura de paz entre crianças e jovens. Destaca-se também o trabalho com as comunidades ciganas, nomeadamente, na criação de recursos pedagógicos para combater o preconceito. Estudou Antropologia Social no ISCTE e Políticas Públicas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


Outros membros


André Nascimento Barata

Professor da UBI – Universidade da Beira Interior, filósofo de formação. Cooperante depois de ter encontrado a CooLabora onde testemunha como é possível juntar a prática da igualdade, o combate intransigente à discriminação, e a disponibilidade de imaginar um mundo melhor.


Francisco Tiago Antunes Paiva

Professor da UBI. Doutor em Belas Artes, designer e arquitecto. Cooperante co-fundador. Interessa-se profissional e civicamente pela relação das artes com as dinâmicas sociais, urbanas e territoriais.


Jesuíno António Moreira Simões

Licenciado em Física, Mestre em Química (UBI). Professor de Física e Química na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã. Cooperante fundador da CooLabora. Acredita que é possível construir uma sociedade justa onde discriminação seja uma palavra inútil.


Maria Teresa Nobre Correia.

Doutorada em Línguas Modernas. Professora do ensino secundário. Interessa-se por diferentes formas de ajudar a promover a vida com dignidade


Rita Salvado

Tesoureira da Direcção. Professora da UBI, directora do Museu de Lanifícios, doutora em Engenharia Têxtil. Interessa-se pela valorização colectiva da cultura laneira e seu impacto no desenvolvimento local.


Sónia de Sá

É membro da Assembleia Geral da CooLabora e Professora Auxiliar convidada na Universidade da Beira Interior. Lecciona nas áreas de comunicação estratégica e audiovisual e desenvolve investigação em cultura participativa, igualdade de género e televisão. É licenciada, mestre e Doutora em Ciências da Comunicação. Sente a CooLabora como uma segunda casa.