Mulheres na Arquitectura no projecto Saudinha: a parceria que fez a diferença
O projecto Saudinha (2021-2022), desenvolvido pela CooLabora no Bairro do Cabeço, no âmbito dos Bairros Saudáveis, contou com o trabalho da associação Mulheres na Arquitectura (MA) em várias fases do processo.
Criada em 2017, a MA é uma ONG portuguesa de mulheres, independente, laica e sem fins lucrativos, que promove a reflexão e a acção no âmbito da igualdade de género nas várias práticas e profissões implicadas no fazer arquitectura, cidade e território, numa perspectiva interseccional.
Este projecto de reabilitação do espaço público do bairro foi desenvolvido pela MA com participação da população residente. A MA foi responsável pelas “Tertúlias ComUnidade”, que consistiu na dinamização de actividades de auscultação da comunidade para a construção de um diagnóstico participado das necessidades do bairro (no seguimento daquelas anteriormente promovidas pela CooLabora), assim como da construção colectiva de um projecto de intervenção no mesmo. As vivências, experiências e especificidades das meninas e mulheres foram consideradas em todas as fases.
A MA foi também co-responsável pela actividade “Viva o Bairro”, onde teve o papel de desenvolver o projecto de execução da obra final. Hoje, o espaço público do bairro conta com uma área de descanso e de lazer, para pessoas adultas e crianças, com bancos, pérgolas, churrascos e zona de brincadeiras e jogos de chão. Finalmente, a MA desenhou um mapa de diagnóstico das acessibilidades do espaço público do bairro, com perspectiva de género, a partir das dificuldades, necessidades e ritmos de pessoas diversas, nomeadamente de quem caminha, quem usa a bicicleta, quem se desloca numa cadeira de rodas ou quem tem de usar carrinho de bebé. Este documento foi enviado às entidades municipais competentes para que seja tido em conta nas suas decisões de planeamento do território.