Entre os carros e as pessoas

Eventos
27 Maio 2025

Um dos desafios da mobilidade pedonal passa pela necessidade de criar uma convivência equilibrada entre carros e pessoas. Este foi o mote para o debate que teve lugar na Liga dos Amigos dos Penedos Altos, dia 20 de Maio, no âmbito do projecto Nós Vamos, sobre democracia e participação cívica. Este assunto foi sublinhado no diagnóstico feito pela comunidade do bairro dos Penedos Altos e constitui também um problema que se coloca em muitas cidades.

A intervenção de fundo coube a Isabel Matias, chefe de divisão de planeamento da Câmara Municipal da Covilhã que abordou a necessidade de devolução do espaço público à cidade, deu exemplos muito inspiradores, nomeadamente vindos da “rede de cidades que caminham” e sublinhou que a mobilidade pedonal é uma matéria estruturante no planeamento das cidades.

Estes dois debates decorreram no âmbito do projecto Nós Vamos, promovido pela CooLabora em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, Unidade de Investigação em Artes da UBI e duas colectividades: o Grupo Recreativo Vitória de Santo António e a Liga dos Amigos do Bairro dos Penedos Altos. O projecto conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa Democracia e Sociedade Civil.