Este projecto pretende contribuir para um melhor e maior acesso da comunidade cigana do Tortosendo a cuidados de saúde através de intervenção directa junto das famílias ciganas, sensibilizando-as para alterarem hábitos de vida menos saudáveis e através da sensibilização de profissionais de saúde e da comunidade cigana para uma melhor comunicação entre ambas as partes que facilite esse acesso.
Destinatários
Comunidade cigana do Tortosendo e profissionais de saúde da ULS da Cova da Beira
Actividades
– Casa a Casa – Caso a Caso – prevê a visita a casa de 30 famílias ciganas do Tortosendo fazendo um diagnóstico dos seus hábitos de alimentação, de prevenção da doença e outros aspectos que possam afectar a saúde.
– Prevenir para não remediar – identificadas situações em que é aconselhável haver um acompanhamento médico, enceta-se articulação com a ULS para marcação de consultas médicas, incentivando assim as pessoas a valorizarem a medicina preventiva.
– Guião de boa comunicação entre profissionais de saúde e comunidades ciganas – através dos contributos feitos por profissionais de saúde, pessoas ciganas e equipa técnica da CooLabora.
– Sessões de sensibilização sobre cultura cigana para profissionais de saúde – co-organizada entre a parceria, será realizada uma na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e uma outra no Centro Hospitalar.
– Encontro final – coloca em diálogo profissionais de saúde e pessoas ciganas, ambas dando o seu testemunho da participação no projecto. Neste evento será também lançado o Guião. Ocorrerá na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Parceria
Associação Humanitária Beira Aproxima
Representantes da Comunidade Cigana do Tortosendo
Unidade Local de Saúde da Cova da Beira
Período de execução
Janeiro a Dezembro de 2024