Moradores planeiam criação de Jardim “Comestível”

Eventos
30 Outubro 2017

Os moradores do Bairro Social do Cabeço reuniram em “Assembleia de Rua”para planear a criação de um Jardim “Comestível” Comunitário que tenhamúltiplas funções para a comunidade: proporcione um espaço de convívioagradável para a comunidade e ao mesmo tempo, produza bens que podem serconsumidos pel@s morador@s.

Nesta reunião, @s participantes decidiram não só o que vai ser semeado eplantado no jardim como também como é que @s morador@s vão cuidar desde espaçoque é de to@s e para tod@s. Esta foi uma experiência de envolvimento d@smorador@s no “cuidar” do exterior do bairro, processo fundamentalpara a futura implementação com sucesso do projecto “VerdeEsperança”, vencedor no Covilhã Decide – Orçamento Participativo de 2016.

Para além da reunião, iniciaram-se também alguns trabalhos no jardim,nomeadamente a criação de uma espiral de ervas aromáticas. No final houvemagusto para todos/as os/as moradores/as.

A “Assembleia de Rua” é uma iniciativa do Projecto Quero Ser Mais E6G, financiado pelo Programa Escolhas, que tem intervenção no Tortosendo, uma vila do concelho da Covilhã. Este projecto é gerido pela CooLabora e tem como promotor o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Conta ainda na parceria com a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, a ARSC – Administração Regional de Saúde do Centro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Covilhã, o Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo; a Junta de Freguesia de Tortosendo, o Modatex – Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios e a Câmara Municipal da Covilhã.