Próxima Manifesta é na Covilhã com coorganização da Animar que conta com a parceria territorial da CooLabora, ADM Estrela e Ecogerminar
A Covilhã será o centro nacional do desenvolvimento local no mês de Outubro de2020. Trata-se da Manifesta – Assembleia, Feira e Festa do DesenvolvimentoLocal, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Local, Animar, ecoorganizada pela CooLabora (Covilhã), ADM Estrela (Guarda) e a Ecogerminar(Castelo Branco). A decisão foi tomada em assembleia-geral da Animar, quedecorreu na Covilhã.
A Manifesta 2020 tem como lema “Construir comunidades mais justas esustentáveis” e assume quatro linhas orientadoras fundamentais: território,igualdade, ecologia e democracia. Assim, o seu processo de criação seráorientado para o território porque assenta em iniciativas localmente ancoradas,impulsionando uma agenda de desenvolvimento local transformadora e novaspropostas de política pública; para a igualdade porque promove relaçõesparitárias entre homens e mulheres e porque coloca a ‘economia do cuidado’ e asustentabilidade da vida no centro das nossas preocupações; para a ecologiaporque questiona o crescimento económico contínuo e o consumo de recursos quepõe em causa a sustentabilidade da vida no planeta; e para a democracia porquea horizontalidade e a participação são princípios básicos da cidadania epromovem o escrutínio das opções políticas, a partir das prioridades dobem-comum.