CooLabora assinala Dia internacional das Mulheres com novos caminhos para a igualdade

Eventos
25 Março 2021

Foi no passado dia 8 de Março que a CooLabora, em diálogo com representantes da sua rede alargada de intervenção, celebrou o Dia Internacional das Mulheres, este ano dedicado à construção conjunta de novos caminhos para a igualdade e a um alerta para as principais vítimas da pandemia: as mulheres. A sessão, que decorreu online com transmissão em directo, contou com a presença de cerca de sete dezenas de participantes. 

Com esta iniciativa, a CooLabora pretendeu criar um espaço de encontro capaz de renovar as energias no caminho para a construção da igualdade, de reconhecimento pelas conquistas alcançadas pelos movimentos feministas e também de denúncia das múltiplas discriminações que as mulheres continuam a enfrentar no emprego, nas remunerações, na divisão de responsabilidades domésticas, entre tantas outras, que a pandemia agravou.

A festa contou com três desafiadoras: Joana Guerra Tadeu, ecofeminista; Sandra Silvestre, ligada às questões da democracia participativa; e Alexandra Alves Luís, que abordou a forma como a discriminação de género se cruza com outras, como a étnica ou a classe social. Após os desafios, as/os participantes discutiram em conjunto novas respostas para a construção de uma vida em igualdade nos mais diversos contextos. A finalizar a sessão, que contou com vários momentos artístico-literários, a pianista Ana José Carrolo apresentou, em mini-concerto, Prelúdios de António Fragoso. 

De referir, ainda, que, durante todo o dia 8 de Março a CooLabora, em parceria com a Rádio Clube da Covilhã, disponibilizou um conjunto de depoimentos sobre a igualdade entre homens e mulheres e publicou nas suas redes sociais vários artigos de jornalistas sobre esta data e o seu simbolismo tão actual quanto emergente.