CooLabora com novo projecto sobre direitos humanos

Eventos
15 Abril 2021

A Covilhã conta, a partir de Junho próximo e até Outubro de 2023, com o projecto Coolaboratório que irá envolver jovens entre os 15 e os 27 anos que manifestam preocupações com as violações dos direitos humanos e pretendem contribuir activamente para uma sociedade mais justa e equitativa.

Concretamente, e após a auscultação de 275 jovens para o desenho da intervenção, o Coolaboratório propõe-se capacitar, pelo menos, 60 jovens através de um percurso de formação-acção modular sobre cidadania activa e direitos humanos que desperte ou reforce neles a iniciativa de intervir positivamente nos seus contextos vivenciais.

Irá ainda apoiá-los através de mentoria na realização de iniciativas públicas que contribuam para o desenvolvimento da sua consciência crítica e das pessoas para quem as iniciativas são desenvolvidas.

A intervenção abrange também profissionais, considerados públicos estratégicos de áreas como educação, comunicação social, política, tendo em conta o particular papel que desempenham na promoção e protecção dos direitos humanos.          

O projecto é desenvolvido por uma parceria coordenada pela CooLabora e que conta com a Casa do Menino Jesus, a Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã. Conta também com o financiamento do Programa Cidadãos Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.