Quero Ser Mais E8G apoia a resolução de problemas de forma assertiva entre jovens do 2º ciclo
Todos/as nós enfrentamos no nosso dia-a-dia problemas e conflitos que, às vezes, não sabemos como resolver. Foi com o objectivo de ensinar os/as jovens a gerirem e a resolverem os seus problemas e conflitos interpessoais que foi criada uma metodologia interactiva de ensino de competências de resolução de problemas.
A dinâmica, intitulada “Tenho um problema, e agora?” decorreu ao longo de seis sessões com os alunos e alunas de uma turma do 5° ano da EB23 do Tortosendo. A actividade consistiu na apresentação de uma história interactiva, onde o destino dos personagens dependia das escolhas que os alunos e alunas fizessem. Essa história retratava um problema/conflito entre 2 jovens, Sofia e André, nomes escolhidos pelos/as alunos/as. Para ajudarem o André a resolver o seu problema/conflito com a Sofia os/as jovens tinham de completar 6 níveis e explorar sentimentos e emoções, diferentes soluções para um mesmo problema e formas de antecipar e prever o que poderá acontecer.
E foi o que aconteceu pois deram a sua opinião e aprenderam como devem pensar e agir perante os mais variados problemas e conflitos que enfrentam no dia-a-dia.
O projecto Quero Ser Mais E8G tem como objectivo envolver crianças e jovens em actividades criativas, lúdicas e pedagógicas que reforcem as suas competências pessoais e sociais e melhorem o seu percurso escolar e as suas oportunidades de futuro e envolver activamente crianças, jovens e familiares em atividades cívicas e desportivas, promotoras da qualidade de vida e do desenvolvimento de competências de cidadania.
É promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas e é financiado pelo Estado Português e por Fundos Estruturais, como o POISE.
Conta com uma parceria de 13 entidades, na qual o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto assume o papel de entidade promotora e a CooLabora o de entidade com funções de gestão.