“Princesa”
”Princesa” é um projecto/instalação de arte comunitária desenvolvido com mulheres ciganas. O objectivo é desenvolver uma peça que representa o casamento dentro da comunidade cigana visto pela perspectiva destas mulheres.
Através de workshops a artista Marian van der Zwaan vai criar um vestido de noiva, feito de corda vermelha. Esta corda já foi utilizada em outras exposições nacionais e internacionais e representa o fio condutor da inclusão na sociedade. A “Princesa” vai ser desenvolvida com a ajuda, tanto no trabalho manual como no processo criativo, de mulheres ciganas.
Durante as workshops os diálogos sobre o casamento vão ser o ponto principal do design da peça. O tema será abordado sob a perspectiva da comunidade cigana com respeito e sem preconceitos ou julgamentos.
A instalação/workshops vai ser desenvolvida nas residências da New Handlab e num bairro do Tortosendo com o acompanhamento de um designer digital, que vai criar uma obra de design de comunicação. A peça vai estar em exposição no New Handlab de Março a Junho 2025.
“Princesa” é desenvolvido com o apoio e em parceria com a CooLabora, que faz a ponte entre a comunidade, a artista e o designer.
Este projecto será integrado na Trienal Internacional de Design da Covilhã.