Ciência Inclusiva no Tortosendo
Ciência inclusiva foi uma iniciativa que permitiu a jovens estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI comunicar ciência e promover a diminuição do preconceito sobre alimentação.
A iniciativa implicou estudantes da Escola Básica de Tortosendo que tiveram um papel activo na aprendizagem e a quem coube aprender e comunicar ciência na sua comunidade.
O primeiro contacto com a ciência fez-se na UBI, nos laboratórios da Faculdade, onde estas 2 alunas de Ciências Biomédicas demonstraram através de experiências a quantidade de açúcar e de gordura presente em alimentos muito apreciados. Estas mesmas experiências foram depois replicadas, de forma apoiada, pelos/as pequenos/as cientistas do Projecto Quero Ser Mais E8G, na loja social do Bairro do Cabeço para as suas famílias e grupos de pares.
A iniciativa, pelo seu carácter objectivo e observável, permitiu abordar o tema da alimentação saudável de forma profícua, nomeadamente alertar para o consumo de açúcar e de gordura constantes em determinados produtos alimentares.