Violência Zero. Estratégia de Territorialização para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género

A intervenção no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica e de género tem vindo a ter, desde 2010, várias fontes de financiamento. Em 2016, foi alargada e reforçada com a assinatura de um protocolo, a 24 de Junho, promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, para a implementação de uma Estratégia de Territorialização para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, que abrange os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão. O objectivo desta Estratégia é alcançar uma cobertura nacional progressiva dos serviços de apoio e protecção às vítimas de violência doméstica e de género. Foi renovada a 15 de Fevereiro de 2019 por um período de 24 meses. Em Dezembro de 2019, iniciou-se um novo financiamento através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Objectivos
1) Dinamização da rede de parceria Violência Zero
2) Coordenação do Plano Intermunicipal para a Igualdade
3) Apoio a vítimas de violência doméstica através dos Gabinetes de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (Covilhã e Belmonte)

Dinamização da parceria Violência Zero
A Prevenção e o Combate à Violência Doméstica e de Género nos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão pressupõe uma resposta que envolve de forma articulada 24 instituições.

Plano Intermunicipal para a Igualdade dos Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão (2017-2020)
Resultou de um processo participado por entidades locais e actualmente encontra-se em plena execução. É promovido no âmbito da Estratégia Territorializada de Prevenção e Combate à Violência e envolve as três autarquias, entre outras entidades que integram a rede Violência Zero.

Gabinetes de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – Belmonte e Covilhã
Os serviços prestados pelos Gabinetes são gratuitos e confidenciais. Incluem apoio psicológico, encaminhamento social e informação jurídica.
O Gabinete da Covilhã funciona na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 62, R/CH (junto ao Jardim Público da Covilhã) e o Gabinete de Belmonte no Edifício da Santa Casa da Misericórdia.

Contactos:

telemóvel: 963603300
E-mail: apoiovitimacoolabora@gmail.com

Parceria
Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade; Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; CooLabora; Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão; Administração Regional de Saúde do Centro: ACES Cova da Beira, Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco; Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira; Centro Distrital de Segurança Social de Castelo Branco; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Belmonte, Covilhã e Fundão; Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Castelo Branco; Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Castelo Branco; Delegação Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional; Direcção-Geral da Administração Escolar; Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro; Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais; Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco; Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.; Ordem dos Advogados – Delegação da Covilhã; Procuradoria da República da Comarca de Castelo Branco; Universidade da Beira Interior.

Período de execução:
Outubro 2010 /sem data de termo definida

Financiamento actual:
POISE