Exposição “Os Olhos do Medo” no Serrashopping em Agosto
A consciencialização pública para o combate da violência contra as mulheres motivou acriação da exposição “Os Olhos do Medo”, com ilustrações de JoãoLoureço e textos de Fernando Paulouro, que estará patente no SerraShopping de 3 a 13 de agosto.
“OsOlhos do Medo” resulta de um encontro entre dois artistas queprontamente aceitaram o desafio lançado pela CooLabora. FernandoPaulouro Neves é autor do conto “Os Olhos do Medo”, que serviude mote a João Lourenço para construir um imaginário depersonagens através da ilustração, que dá corpo à exposição.
Asolidariedade destes artistas exemplifica como este tema nãointeressa apenas a mulheres. É uma questão de cidadania que dizrespeito a todas as pessoas que se empenham na construção de umasociedade mais justa e respeitadora dos direitos humanos.
Aviolência contra as mulheres é um dos fenómenos transversais maisnegros da contemporaneidade. Estima-se que uma em cada três mulheresadultas seja anualmente vítima de violência. A violência naconjugalidade, o assédio sexual, o tráfico de mulheres ou amutilação genital são exemplos tenebrosos de atentados àdignidade e à integridade física e psicológica, isto é, adireitos humanos basilares.