Duas bolsas Roma Educa entregues a jovens do Tortosendo

Eventos
13 Dezembro 2019

No âmbito da bolsa Roma Educa, dois estudantes do Tortosendo, Covilhã, apoiados pelo projecto Quero Ser MaisE7G, MarcoCosta de 17 anos, a estudar no 12º ano, e António Serrano Cardoso, aluno do11º ano, vão beneficiar de mentoria e contar com um apoio financeiro paramaterial escolar, transportes e/ou alimentação. O apoio pretende ser um estímulo à assiduidade e ao sucesso escolar.

O projecto Quero Ser MaisE7G apoia a frequência e permanência dos/as jovens ciganos no ensinosecundário, nomeadamente, Escola Secundária Frei HeitorPinto. Esta iniciativa vem permitir dar continuidade e relevo aotrabalho desenvolvido junto desta comunidade pelo projecto, aoenaltecer a importância da escola para a formação pessoal e profissional dascrianças, bem como para a sua inclusão social.

Esta medida do ACM, IP – Alto Comissariado para asMigrações, lançada através do Programa Escolhas, visa combater o absentismo eabandono escolar entre os/as jovens alunos/as provenientes das comunidades ciganas eentra em vigor este ano lectivo 2019/2020 com apoio das entidades com função degestão nos projectos Escolhas. A sessão pública de lançamento está agendadapara dia 17 de Dezembro e conta com a presença da Secretária de Estadopara a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro e o Alto-comissário para asmigrações, Pedro Calado.

O projecto Quero Ser Mais E7G é gerido pela CooLabora CRL,tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e conta com umaparceria alargada de mais 8 instituições locais. É promovido pelo ACM – AltoComissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas, financiado peloEstado Português e fundos estruturais, no âmbito da sua missão de inclusão enão discriminação.