Rasgar Silêncios promove formação especializada para profissionais das forças de segurança, com António Castanho

Eventos
13 Dezembro 2019

O projectoRasgar Silêncios aposta na formação de profissionais que estão em lugaresestratégicos e com quem as sobreviventes de violência doméstica se cruzam maisintensamente, no âmbito dos seus processos: médicos/as e enfermeiros/as,agentes das forças de segurança, advogados/as, magistrados/as do MinistérioPúblico, juízes. Em Novembro,foram realizadas as primeiras duas acções, no dia 19 para os profissionais daPSP e no dia 26 para a GNR.

Estas acções pretendem promover a reflexão sobre asraízes da violência doméstica e de género e criar maior empatia e conhecimentosobre os sentimentos das vítimas, através da utilização de cartas escritas porestas, no âmbito das oficinas de escrita autobiográfica. Estas duasacções contaram com um formador nacionalmente reconhecido, António Castanho, doMinistério da Administração Interna, onde exerce funções no âmbito dainvestigação, planeamento e análise prospectiva em assuntos de segurançainterna. António Castanho é membro permanente na Equipa de Análise Retrospetivade Homicídio em Violência Doméstica.

Aoportunidade para discutir questões específicas relacionadas com a intervençãopolicial com um profissional tão qualificado foi destacada por todos osparticipantes.