Projeto EDxperimentar selecionado para integrar Projeto Presidência da PPONGD

Eventos
20 Fevereiro 2021

O projeto EDxperimentar, promovido desde 2019 pela FGS, Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú, foi seleccionado pelo Projeto Presidência do Conselho da UE – Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo para integrar o seu mecanismo de subgranting.

O Projeto Presidência, fruto de uma parceria entre 6 Plataformas nacionais de ONGD (FOND – Roménia; Fingo – Finlândia; CROSOL – Croácia; VENRO – Alemanha; Plataforma Portuguesa das ONGD – Portugal e SLOGA – Eslovénia) e a CONCORD, pretende “colaborar para garantir que as políticas de desenvolvimento europeias são mais coerentes, justas e sustentáveis e que são realizadas mudanças positivas na Europa”. Desta forma, pretende-se proteger e reforçar o papel da sociedade civil na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na cooperação para o desenvolvimento e na defesa dos direitos humanos na Europa.

Este mecanismo de subgranting irá apoiar actividades do EDxperimentar em dois eixos de trabalho durante os próximos 6 meses:
• Acção pedagógica – será criado um recurso pedagógico interactivo EDxperimentar e serão promovidos encontros de laboratórios EDxperimentar nos três territórios envolvidos no projecto. Assim, envolver-se-ão 8 escolas e a respectiva comunidade escolar no apoio a práticas pedagógicas implementadas em Cidadania e Desenvolvimento, e na promoção do trabalho colaborativo e em rede entre docentes e organizações.
• Sensibilização, consciencialização e mobilização – serão promovidos encontros de reflexão e discussão com outros organismos da sociedade civil e educativos sobre a importância da colaboração entre sociedade civil e escola; serão criados conteúdos multimédia de sensibilização e consciencialização sobre Educação para a Cidadania e Sociedade Civil.

Podem acompanhar o desenvolvimento do projeto e as suas aprendizagens através do site www.edxperimentar.fgs.org.pt