Dia Internacional da Pessoa Cigana é assinalado por crianças e jovens

Eventos
15 Abril 2021

Crianças e jovens das escolas Básica 2º, 3 º ciclos do Tortosendo e Básica do 1º Ciclo do Largo da Feira assinalaram o Dia Internacional da Pessoa Cigana numa iniciativa lançada pelo projecto Quero Ser Mais E8G que pretendeu contribuir para o diálogo intercultural nas escolas com frequências de crianças e jovens de etnia cigana, instigar o papel da escola como elemento integrador destas comunidades, valorizar os saberes e alguns traços da cultura cigana e fomentar o gosto pela escola.

O evento contou com a exposição fotográfica “Sonhos de Criança” que esteve patente no átrio das escolas e com um momento musical interpretado por crianças e jovens da comunidade cigana.

A exposição resultou de uma auscultação feita a crianças e jovens e teve como objectivo aproximar os alunos e alunas destas escolas, promover a não discriminação e uma cidadania inclusiva. Numa abordagem intercultural, o momento musical pretendeu levar traços culturais das comunidades ciganas à escola e privilegiar uma interacção positiva na comunidade escolar. Foi o momento alto da iniciativa e permitiu evidenciar as crianças e jovens ciganas e enaltecer a sua cultura num espaço comum.

Esta experiência contou com o apoio e abertura das escolas envolvidas, ambas focadas em tornarem-se espaços mais inclusivos e em proporcionar as condições para fazer destas crianças e jovens, alunos e alunas mais felizes e com isto combater os problemas do insucesso e absentismo escolar.

Toda a jornada só foi possível graças ao contributo e confiança da comunidade cigana do Tortosendo e à estreita colaboração com o Projecto a Nossa Escola e a Escola Segura da GNR.