Jogar – Treino de Competências, para combater desconcentração, ansiedade e hiperatividade entre crianças do 1º ciclo

Eventos
15 Abril 2021

O Projecto Quero Ser Mais E8G iniciou este mês Jogar – Treino de Competências, uma actividade piloto na Escola do 1º ciclo do Largo da Feira, no Tortosendo que explora o jogo em espaço de recreio e em sala de aula para desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas promotoras do sucesso escolar.

A actividade procura promover entre as crianças a concentração, diminuir a ansiedade e a hiperatividade e desenvolver competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais capazes de contribuir para um desenvolvimento equilibrado. Através do jogo,  algum do tempo da hora de almoço é transformado numa oportunidade de  desenvolver ou devolver o gosto pela escola, criar laços de amizade e competências fundamentais de cidadania e aprendizagens socialmente úteis.

As primeiras sessões revelaram já uma grande aceitação por parte das crianças e permitiram um maior conhecimento mútuo. Experienciaram jogos colaborativos em que resolveram desafios colectivos. Testaram a sua capacidade inclusiva explorando o próprio corpo através de dinâmicas.