13ª MANIFesta em acção

Eventos
16 Julho 2020

Webinário “Políticas para a crise sócio-ecológica: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia” com mais de 100 participantes

A 13ª MANIFesta continua em acção e realizou já o segundo webinário que envolveu cerca de cem participantes, que partilharam ideias e construíram propostas de políticas públicas capazes de fazer face aos desafios actuais. Mais uma vez cruzaram-se abordagens vindas dos movimentos sociais, da investigação académica e das experiências territoriais.

O webinário contou com intervenções de Álvaro Fonseca, da Rede para o Decrescimento, Inês Cosme, do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, e de Teresa Cunha, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Seguiram-se as práticas ancoradas nos territórios: Ana Rita Antunes falou sobre o projecto Coopérnico enquanto cooperativa de energias renováveis que aposta num novo modelo energético; Maurício Umann do Fojo Permacultura enquanto centro de educação integral; Ana Chhaganlal e Bert Ten Brinke sobre a Casa de Santa Isabel (CSI), uma IPSS na Serra da Estrela que se apresenta como uma comunidade terapêutica para adolescentes e adultos com necessidades específicas; e Joaquim Sampaio sobre a iniciativa Famalicão em Transição, onde se pretende transformar Vila Nova de Famalicão numa comunidade mais sustentável e resiliente.

O tema foi discutido em diferentes grupos de trabalho, incorporando os 4 eixos da MANIFesta: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia. Os resultados dos diferentes grupos foram apresentados sucintamente e Carla Graça, da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, fechou a sessão.

Oportunamente será publicado um caderno com as intervenções das pessoas participantes e com as conclusões.

A MANIFesta é promovida pela ANIMAR e tem uma comissão organizadora que integra onze entidades, entre as quais, a CooLabora, que, na Primavera de 2021, acolherá o evento final na Covilhã.